segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Despedida

A blogosfera parece estar de luto com o final do blog do Francisco Mendes. E, na verdade, quem ler os comentários ao último post fora de contexto, pensará que de facto morreu alguém. Isto para não falar naqueles que parecem estar em choque com a chegada do apocalipse; ou nos que tecem as mais banais considerações a desejar felicidades no amor.

"Desejo-te tudo de bom e espero sinceramente que continues a escrever, se não cartas de amor à 7ª Arte, então das outras, que provavelmente valem muito mais…" - h.

"Não deixe de dar notícias, e seja muito feliz.
(e sim Francisco, as pessoas que amamos, de verdades, essas são efectivamente o q precisamos para ser feliz)"
- meldevespas

"Mas...É uma forma de se dedicar menos aos filmes, para se dedicar a um outro e único...o filme da tua vida.!=)
Uma boa continuação de "viver feliz"."
- catarina chaves

"Apenas posso dizeer que lamento, lamento muito... tenho pena... aqui li, conheci, perdi muito do meu tempo... perdido nao... foi um tempo ganho, em todas as vertentes. (…) para mim Blog é sinónimo de Pasmos Filtrados." - cristiano dias

"Caro Francisco,
Reconheço que ainda não me restabeleci totalmente da notícia. (…) Hoje, este mundo que partilhamos, fica irremediavelmente mais pobre."
- p.r

":S !!!!!! WTF??!
Man, vais acabar com este espaço?? E AGORA, PARA ONDE ME VIRO EU?? :("
- brain-mixer (antes de se refazer do choque)

"Estou triste, muito triste mesmo. Ao ponto de estar sem palavras." - knoxville

"foi sempre (e embora eu nunca tenha tido coragem para comentar o que escrevias) uma viagem de aprendizagem alucinante, qualquer comentário ou crítica a um filme." - ricardo

"Mas diga-se... até a 'encerrar' um espaço, és o melhor :O" -sérgio

Em primeiro lugar, reparo que o tipo de escrita de Mendes - hiperbolizada e com um sentimentalismo que nem os argumentistas da NBP conseguem igualar - domina, por sua influência ou não, vastos sectores da blogosfera, pelo menos a julgar por estes comentários. Além disso, também os seus leitores (sob influência do mestre?) não se coíbem de nos bombardear com tiradas pomposas como "blog é sinónimo de Pasmos Filtrados", enquanto outros só agora ganham coragem para tecer comentários sobre a prosa pessoana que ele criava durante longas e suadas noites de torrencial inspiração de escrita romântica e exacerbada. Pergunto-me quais seriam as reacções destas pessoas se tivesse acontecido algo que justificasse realmente a tristeza descrita nestes comentários.

Em segundo lugar, e a propósito do último comentário que citei, devo reconhecer que Francisco Mendes foi fiel a si próprio neste post de encerramento, escrevendo com a mesma paixão embelezada por figuras de estilo que só não são mais ridículas porque é impossível serem-no. Como em qualquer texto que tenha escrito, especialmente os mais apaixonados, utiliza uma linguagem que quer fazer chorar as pedras de tão redonda e bonita à superfície, não percebendo os mais ingénuos que é uma simples tampa que esconde um poço fundo e vazio de cinefilia. Um poço que fede a análises paupérrimas que só não conseguem superar o vácuo de Alves porque esse detém o recorde da blogosfera. Reconheça-se no entanto que apenas pessoas sem capacidades mentais suficientemente desenvolvidas é que não percebem que o paleio-rebuscado-de-quero-ser-poeta-das-imagens é espessa areia para os olhos.

Em terceiro lugar, junto-me ao coro: é, de facto, uma tristeza que este blog tenha encerrado. Mais vale um mau blog que nenhum blog, especialmente quando dá para gargalhar de forma compulsiva como este. Infelizmente, como não me insiro na categoria de poeta de WC, não me poderei despedir da mesma forma entusiasmada dos leitores que deixaram comentário no último post do Pasmos Filtrados, e por isso opto por citar uma das grandes referências do sentimentalismo bacoco:

“Saying good-bye to you today is the hardest thing I’ll ever have to do, and when I get back, I can honestly swear that I’ll never do it again. I love you now for what we’ve already shared and I love now in anticipation for all that’s to come. You are the best thing that ever happened to me. I miss you already, but I’m sure in my heart that you’ll be with me always. In the past few days I spent with you, you became my dream.” – Nicholas Sparks